fbpx
529 visualizações

Como conseguir emprego na Alemanha sem a língua Alemã?

529 visualizações
Como conseguir emprego na Alemanha sem a língua Alemã?

Falar Alemão torna o processo de conseguir emprego na Alemanha mais fácil mas também existem muitas oportunidades para aqueles que não falam Alemão, por exemplo, falar Inglês ou Russo pode ajudá-lo a conseguir trabalho na Alemanha.

Trabalhar na Alemanha usando habilidades da língua Inglesa

Habilidades da língua Inglesa podem ajudá-lo a conseguir um emprego na Alemenha. Existem diferentes estatísticas em mapas e classificações de países Europeus, que apresentam a capacidade de manter uma conversa em Inglês.

Tipos de trabalho que pode esperar realizar falando Inglês

Isso mostra que mais de metade dos Alemães seriam capazes de manter uma conversa consigo em Inglês. Isso significa que em 50% dos casos, você será capaz de conseguir uma resposta à sua questão colocada em Inglês. Especialmente em grandes cidades, onde existe uma maior percentagem de sociedade educada, as pessoas falam muito bem Inglês. É melhor falar pelo menos Inglês do que não falar nem Alemão nem Inglês. Para fazer um trabalho não qualificado será suficiente saber os básicos. No entanto, se estiver a pensar continuar a sua carreira na Alemanha, terá de aprender a língua.

Tipos de trabalho que pode esperar realizar falando Inglês
Se estiver motivado para trabalhar na Alemanha e não falar Alemão mas Inglês, existem diferentes opções para si. Se aprendeu a tornar-se um profissional como um electricista, canalizador, camionista, o Inglês será suficiente para realizar o trabalho. Os salários para estes empregos estão entre os mais altos dentro da UE.

Se não tiver um grande histórico profissional, o que está em jogo é um pouco diferente. Existem trabalhos disponíveis em armazéns, limpeza e instalações de produção onde é suficiente falar Inglês, mas esses trabalhos, no geral, são pagos um pouco menos quando comparando com a Holanda ou Bélgica por exemplo. Se o salário não é o seu principal objectivo indo trabalhar para o estrangeiro, trabalhar na Alemanha pode ser uma excelente escolha.

Trabalhar na Alemanha usando habilidades da língua Russa, Polaca e outras

Na sociedade trabalhadora, depende de qual é a sua esfera e qual é a língua dominante. Por exemplo, a língua Russa é menos popular na Alemanha, mas ainda assim, está bastante espalhada devido a migração activa nos anos 90. De acordo com as estatísticas, apenas 6% da população consegue comunicar fluentemente em Russo.

Trabalhar na Alemanha usando habilidades da língua Russa, Polaca e outras

Tipos de trabalho que pode esperar na Alemanha quando fala Russo
Especialmente em fábricas e armazéns, o Russo é uma língua comum falada no chão de trabalho. Geralmente, os nossos clientes informam-nos com antecedência que conhecimentos de línguas lhe irão permitir realizar o trabalho. Uma vez que existem muitos trabalhadores estrangeiros no local de trabalho há grande probabilidade de saber Russo, Polaco, Romeno e por vezes Búlgaro ser suficiente para realizar o trabalho. Nós temos experiência em ajudar candidatos que falam Russo a conseguir emprego na Alemanha em profissões como camionistas, separadores de pedidos, limpadores, e trabalhadores de armazém.

Uma vez tendo um trabalho, você pode aprender Alemão ou pelo menos Inglês para aumentar as suas oportunidades com o cliente ou em qualquer outro lugar na Alemanha.

Conseguir um trabalho na Alemanha com habilidades da língua Alemã

Falar Alemão irá dar-lhe imensas oportunidades de conseguir um emprego na Alemanha. Existe uma grande falta de pessoas no mercado de trabalho Alemão. Tão grande, que a Alemanha é o país com menor taxa de desemprego dentro da União Europeia. Falar Alemão torna mais fácil encontrar um emprego de acordo com a sua educação e experiência.

Veja todas as ofertas de emprego na Alemanha

Se tiver planos a longo prazo na Alemanha ou mesmo se estiver a planear levar para lá toda a sua família depois de algum tempo, nós recomendamos que faça um esforço e tente aprender a língua. Vamos mergulhar um pouco mais fundo neste caso. A Alemanha está com grande falta de médicos, enfermeiros, e cuidadores de idosos. Se quiser conseguir um emprego nestas esferas, a sua proficiência da língua tem de ser pelo menos B2. Os cuidadores podem tratar de todos os processos com o nível de língua B1 e ir aprendendo ao longo dos dias.

Oportunidades para aprender Alemão

Os supervisores vão encorajá-lo a aprender!

De acordo com o facto de que a Alemanha tem grande procura de trabalhadores estrangeiros, os empregadores estão preparados para investir na sua equipa. Você pode estar certo que o seu supervisor irá recomendar-lhe cursos de línguas. Em alguns cenários, os empregadores até cobrem as despesas da sua aprendizagem. Em outros cenários, os empregadores irão organizar aulas de língua Alemã aos Sábados e Domingos gratuitamente para os seus funcionários. Você pode fazer trabalhos mais variados e construir cada passo da sua carreira. E o que é mais importante, você se sentirá um pouco mais confortável no seu dia-a-dia.

Então se estiver interessado em aprender a língua Alemã, não se esqueça de falar com o seu supervisor e quem sabe que oportunidades podem estar à sua espera! A proficiência da língua pode ter um enorme papel na sua futura vida social e financeira Alemã. Se tiver oportunidade, tente aprender mesmo palavras básicas, frases e se familiarizar com a pronúncia. Verá como entender mesmo pequenas palavras poderá ajudar.

Dê o próximo passo para aprender Alemão

Não seja ingénuo, seja realista. Não ponha grandes expectativas no seu trabalho se não achar que consegue aprender a língua trabalhando na fábrica. Geralmente, as pessoas trabalham sem falar. A maioria dos seus colegas será de países estrangeiros tal como você. Aprenda a língua antes de ir. Aprenda palavras, frases, tente entender a pronúncia.

Quanto tempo pode levar para aprender a língua?

Se decidir obter um emprego qualificado, esteja preparado para investir muito tempo com toda a aprendizagem. Nós temos ouvido vários exemplos de pessoas que atingiram o nível B1 ou B2 em meio ano, mas elas investem todos os dias a aprender, ouvir e estudar. Outras aproveitam a oportunidade de uma posição não qualificada ao início e aprendem a língua vivendo na Alemanha. Para essas, leva mais de 2 anos para conseguirem ser capazes de comunicar em Alemão.

Especialistas/Professores de línguas afirmam que em 3 – 5 meses de trabalho árduo, sistemático você pode aprender a língua. É muito importante ser realista e não definir objectivos inalcançáveis. “70% da proficiência da língua consiste no vocabulário. Se você souber 1000 palavras e a outra pessoa apenas 100 palavras, consegue imaginar as vossas conversas?” diz o director executivo da casa de línguas “Lingevara”Gediminas Liutkus. De acordo com a experiência de G. Liutkus, quando você define para si próprio o objectivo de aprender 100 palavras, depois de uma noite irá lembrar-se de 40. Uma pessoa consegue facilmente comunicar quando sabe pelo menos 1,5 mil palavras. 5 mil palavras significam que já não existe mais uma barreira na língua.

Em muitos casos as pessoas têm medo de falar uma língua estrangeira, sentem vergonha em ser mal compreendidas. No entanto, é vergonha maior ficar calado, por simplesmente não se conseguir expressar.

Resumo

O conhecimento da língua Alemã pode acelerar o crescimento da sua carreira, fazê-lo sentir-se melhor em um país estrangeiro, e adaptar-se à sociedade. Mais de 50% dos Alemães conseguem comunicar fluentemente em Inglês, especialmente nas cidades maiores. Você pode sempre arranjar um trabalho não qualificado nas esferas da agricultura, indústria, limpeza. Se souber o básico ou tiver pelo menos proficiência B1 da língua Alemã pode garantir que ganha mais nas esferas de hospitalidade, fabircação, cuidados.

Perguntas Frequentes

Devo aprender o básico da língua Alemã ou Inglesa?
É claro! Aprender uma língua estrangeira abre oportunidades de emprego. Se já estiver a trabalhar, saber uma língua estrangeira pode levar a reconhecimento ou promoções especiais. Falar a língua dá-lhe um melhor entendimento da cultura do país. Você pode interagir com pessoas mais livremente tendo maior alcance para conhecer novas pessoas, fazer novos amigos, divertir-se mais e aproveitar. Outros motivos muito importantes — o conhecimento de uma língua estrangeira aumenta as suas capacidades cognitivas e analíticas. Aprender uma língua estrangeira é difícil e envolve muito exercício mental. A nível individual, melhora a personalidade e aumenta o seu sentido de auto-apreciação. A necessidade de faculdades de línguas aumentou devido ao crescente interesse dos estudantes em aprenderem línguas estrangeiras. As pessoas associadas a serviços sociais precisam trabalhar com grupos diversos de vários países. A capacidade de falar uma língua estrangeira permite-lhes comunicar e servir melhor as pessoas.
Finalmente, aprender uma língua como o Alemão pode levar a sucesso a longo prazo. Abrirá novos caminhos à sua frente. Quanto mais línguas souber, melhor se poderá expressar.

Eu não tenho dinheiro para cursos de língua Alemã, como posso aprender Alemão?
Isso não é um problema! A Internet está cheia de informação valiosa. Por exemplo, pode instalar a aplicação da Duolingo ou visitar o site da Duolingo e aprender palavras Alemãs todos os dias gratuitamente!

Posso conseguir um emprego sem saber a língua Alemã?
Sim, pode. No entanto, geralmente, estará limitado a posições não qualificadas. Por outro lado, pode começar com um emprego não qualificado e aprender a língua o mais possível para criar uma vida confortável na Alemanha, conseguindo um emprego qualificado mais tarde.

Trabalho na Alemanha com alojamento
14.12.2019

Poderia ser considerado para trabalhar no estrangeiro?

  • és fisicamente saudável
  • motivado
  • motivado para trabalhar e viver com pessoas de países diferentes
  • motivado em ganhar pelo menos 1750 euros por mês

Ótimo, a Qbis pode ajudá-lo a encontrar um trabalho no estrangeiro

Consiga uma oferta de trabalho

Requerer mais informação sobre trabalhar no estrangeiro

Consiga informação personalizada da Qbis