fbpx
2569 visualizações

Salário na Alemanha

2569 visualizações
Salário na Alemanha

O salário que você pode esperar receber trabalhando na Alemanha pode depender de vários factores: trabalho qualificado ou não qualificado, a sua proficiência na língua estrangeira, trabalho sazonal ou não sazonal, depende até da região da Alemanha onde irá trabalhar e viver.

O salário na Alemanha varia consoante a região

Berlim, Munique, Hamburgo, Frankfurt todos parecem giros e interessantes. Provavelmente são, mas você deve primeiro ver se é possível conseguir um emprego lá e encontrar um quarto ou apartamento acessível onde viver. A parte Oriental da Alemanha está ainda a começar a acompanhar a Ocidental em termos de salário. Por outro lado, o preço de renda é ligeiramente mais baixo lá.

O salário na Alemanha varia consoante a região

As regiões mais ricas da Alemanha são a Bavaria com Munique como capital e Baden-Württemberg com Stuttgart. As pessoas daí recebem mais e estão potencialmente preparadas para pagarem mais pelo emprego do que consegue um trabalhador estrangeiro. Ao mesmo tempo, esteja pronto para pagar mais de renda e outros serviços que for comprar. Se a sua decisão não for baseada no cálculo de dinheiro, então considere climas diferentes e a paisagem da Alemanha. Se não tiver medo do inverno frio e precisar de montanhas altas, considere a Bavaria. Quando as montanhas não são muito importantes, pode escolher entre Baden-Württemberg, Saxony, Thuringia, Hesse, Rhineland-Palatinate, e outros. O clima mais ameno fica perto do Mar do Norte e do Mar Báltico. A temperatura no inverno normalmente não vai muito abaixo do zero mas, em troca, terá mais chuva. Algumas pessoas querem estar o mais perto possível do seu país de origem.

Há estatísticas interessantes sobre o nível de felicidade da população da Alemanha

No geral, os resultados de diferentes províncias federais não diferem em mais de 10% comparando uns com os outros, mas as pessoas menos satisfeitas estão na parte Oriental da Alemanha.

Que salário deve esperar receber na sua conta bancária na Alemanha

Vamos restringir a questão à perspectiva de um imigrante e ver isso mais de perto. Nós falámos com Michail, que deixou a Lituânia há um ano para trabalhar na Alemanha como maquinista.

Como foi discutido antes, o seu salário era de 1550 euros por mês. Durante o primeiro mês ele partilhou um apartamento com dois outros homens. Ele pagou 280 euros de renda e 100 euros de seguro de saúde, despesas retiradas do seu salário todos os meses. Após o período de estágio ele ganhou a confiança e começou a fazer trabalho de electricista mais frequentemente, ele tinha qualificação de electricista no seu país. Michail também tinha conhecimentos básicos de Alemão, o que o ajudou bastante. Hoje, Michail consegue fazer 2500 – 3000 euros por mês e ter uma vida confortável na Alemanha.

Michail Kovsik
Michail Kovsik
“Depois de preencher o questionário sobre o Qbis, o gerente imediatamente entrou em contato comigo, verificou minhas habilidades no idioma pelo skype e encaminhou meus dados diretamente para uma agência de recrutamento na Alemanha. Somente as melhores críticas - encontrei o trabalho que você deseja, acomodado. Contrato de trabalho alemão, seguro, etc. Qbis mediou, respondeu a quaisquer perguntas, ajudou. Eu não tinha que pagar nada a ninguém, tudo estava como prometido, estava interessado em trabalhar e viver e depois de trabalhar lá, então eu definitivamente recomendo. Obrigado!"

A Qbis pode garantir que o seu salário não será menor que o salário mínimo na Alemanha (1550 euros líquidos). Depois disso, ele cresce de acordo com todos os factores que foram mencionados anteriormente.

Custo de vida na Alemanha

Os preços na Alemanha estão em linha com os preços médios da UE. São mais baixos que em países Escandinavos, RU, Luxemburgo, Suíça, Bélgica, e Holanda, mas mais caros que em países do Sul da Europa e da Europa Oriental.

Se estiver a planear alugar o seu apartamento em uma cidade pequena, então incluir serviços no preço começa em 400 euros por mês. Nas cidades maiores, o preço deve começar em 600 euros. Agências temporárias cobram cerca de 100 euros por semana para o alojamento que fornecem.

Custo de vida na Alemanha

Os preços de serviços como mecânicos automóveis, cabeleireiros ou entertenimento (cinema, bar, restaurante) estão em linha com o facto acima mencionado: serão mais caros que na Europa do Sul e Oriental, mas mais baratos que em países Escandinavos, RU, etc.

Os seus gastos em comida e roupa dependem do seu estilo de vida. Se estiver habituado a comer fora de casa, então esteja preparado para pagar mais que no seu país. Quando fizer compras no supermercado, como Lidl ou Aldi, não deve notar grande diferença em comparação com o seu país, excepto talvez para produtos de carne. Os transportes públicos estão bem desenvolvidos e são bastante fiáveis. Você terá sorte se for estudante e puder comprar bilhetes com desconto de estudante. Caso contrário, deve ser criativo e planear as suas viagens para o fim-de-semana para usar os descontos oferecidos para o bilhete de fim-de-semana (Bilhete Wochenende).

Ter o salário pago na sua conta bancária

Os salários são sempre transferidos através do banco. Podem existir alguns casos excepcionais quando pagamentos adiantados são feitos em dinheiro. Na maioria dos casos, ter um CC válido do seu país de origem é totalmente suficiente. Dentro da UE as transferências bancárias são baratas e rápidas. Assim, você terá que confirmar com o seu banco original quanto dinheiro o seu banco local cobraria por um levantamento em um ATM da Alemanha. Por vezes pode até ser uma pequena percentagem do valor. Se planear usar muito dinheiro para um período mais longo na Alemanha, então deve considerar abrir uma conta bancária na Alemanha. Para isso, precisa apresentar o seu certificado de registo no município local e por vezes cópia do seu contrato de trabalho. Você pode também considerar serviços bancários digitais, como o Revolut ou Transferwise. Os seus cartões bancários são livres de custos e levantamentos de algumas centenas de euros por mês em qualquer país são também gratuitos. O Transferwise pode ser o mais confortável para o seu empregador também, uma vez que a conta é ligada a uma conta bancária Alemã.

Imposto de renda na Alemanha

A Alemanha é conhecida pelo seu sistema complicado de impostos. Frequentemente no seu país de origem as pessoas podem tratar elas próprias da declaração de impostos ou mesmo calcular de forma bastante precisa os impostos que têm a pagar em um pedaço de papel. Na Alemanha, isso não funciona. Existe um imposto de solidariedade, que os funcionários na Alemanha Ocidental pagam para compensar por custos adicionais para a Alemanha Oriental. Existe um imposto da igreja, que muitas pessoas nunca ouviram falar. Então se você estiver registado não apenas no município Alemão mas também na igreja Alemã, é esperado que pague esses impostos. Se não estiver registado então não se esqueça de informar o seu empregador para evitar esses impostos.

Imposto de renda na Alemanha

O sistema de impostos Alemão é progressivo. Isso significa que quanto mais ganha, maior é a taxa de imposto aplicada. Se o seu salário anual é menor que 9168 euros, então não tem de pagar imposto de renda. Já agora, é exactamente esse o motivo por que é recomendado fornecer uma declaração de impostos às finanças se não trabalhar durante o ano todo. Para todo o dinheiro ganho acima de 9168 euros, terá de pagar impostos e a taxa de imposto aumenta com o dinheiro que ganha. Se o seu salário for cerca de 14000 euros por ano, então deve pagar de 14% a 24% de imposto de renda. Se for mais alto, mas não superior a 55000 euros, então a taxa de imposto é de 24% a 42%.

E isto é apenas parte da história. Abaixo encontrará algumas informações sobre diferentes classes de impostos. Agora provavelmente entende porque não podemos sempre dizer-lhe o salário exacto que irá receber quando vai trabalhar na Alemanha. No entanto, o que fazemos e o que você pode fazer é tentar calcular o seu salário líquido aproximado com a Calculadora Brutto-Netto.

Para usar a calculadora Brutto-Netto apenas insira o seu salário bruto mensal e terá uma estimativa líquida relativamente correcta.

Quais são as diferentes classes de impostos na Alemanha:

Classe de impostos 1:

É uma classe padrão (está pré-definida) para todos os funcionários solteiros. A quantia padrão de renda livre de impostos em 2019 é de 9.168 euros.

Classe de impostos 2:

Muito semelhante à classe de impostos 1, mas há algumas vantagens de impostos previstas para pais que criam os filhos sozinhos. O filho, neste caso, precisa estar registado na Alemanha.

Classe de impostos 3:

É destinada a casais casados, onde um dos parceiros ganha menos. Normalmente o que ganha menos deve seleccionar a classe de impostos 5 e pagar uma maior taxa de impostos sobre o seu salário menor e o que tem salário mais alto selecciona a classe de impostos 3 e paga menos.

Esta regra é válida também para famílias homosexuais. No caso de morte de um dos parceiros, então a classe 3 continua durante o ano da morte e mais um. Existem calculadoras online, que ajudam a estimar a melhor opção para o casal (quer 3-5, 5-3 ou 4-4).

A Qbis aconselha a pagar menos impostos! Muitas vezes faz sentido fornecer uma declaração de impostos do seu parceiro que trabalha no país de origem e ganha menos dinheiro. Assim você chegaria à classe 3 e pagaria menos impostos. Se não o fizer no seu primeiro mês de trabalho na Alemanha, então o dinheiro pago a mais será reembolsado, quando fornecer a sua declaração anual de impostos.

Classe de impostos 4:

Esta classe é destinada a casais casados, onde os salários são somados e divididos por dois. Depois a quantia média é tida em consideração quando a taxa de impostos é estimada. É automática para casais casados e empregados, quando ninguém selecciona a classe 5. Os casais podem calcular no escritório de impostos o que seria mais vantajoso para eles.

Classe de impostos 5:

Vem juntamente com a classe de impostos 3 e é normalmente seleccionada por um cônjuge que ganhe menos.

Declaração anual de impostos (Steuererklärung)

Uma vez por ano a maioria das pessoas, que têm rendimentos na Alemanha, devem declarar os seus impostos. É obrigatório para aqueles que têm uma casa ou um apartamento, para pensionistas, para pais, para trabalhadores por conta própria, etc. Para os trabalhadores que vêm trabalhar de outros países da UE e trabalham sob um contrato de trabalho normal, não é obrigatório. No entanto é recomendado, uma vez que frequentemente não trabalham um ano inteiro e podem receber parte dos impostos de volta. A declaração de impostos deve ser enviada antes de 1 de Maio para o ano anterior. O seu empregador irá fornecer-lhe todos os números necessários, que você pode apresentar a um consultor fiscal na Alemanha ou no seu país de origem.

Dinheiro para a criança (Kindergeld)

O dinheiro que pode receber quando tem crianças é relativamente alto na Alemanha e é cerca de 200 euros por mês por criança. É importante que a criança viva ou esteja registada na Alemanha. Então, se a sua família ficar no seu país de origem e você trabalhar na Alemanha, há grande possibilidade de não receber o dinheiro para a criança.

Dinheiro para a criança (Kindergeld)

Nós sabemos de um caso, em que um electricista da Lituânia se mudou com a sua mulher e 4 filhos para a Alemanha. Com o salário deste electricista de 2400 euros líquidos por mês e 800 euros para as crianças, a família tinha uma vida bastante confortável.

O seu orçamento para o primeiro mês na Alemanha

As contas são muito fáceis! Esteja preparado para ter dinheiro adicional para todo o mês, uma vez que a maioria das agências pagam o salário uma vez por mês, contendo 300 – 400 euros.

Para uma vida modesta você precisará de cerca de 50 euros por semana, mas para jogar pelo seguro, nós geralmente recomendamos ter 100 euros por semana. Especialmente no início, quando tem de comprar algumas coisas que tornariam a sua vida mais confortável. Por exemplo, roupa de cama, cobertor, almofada, equipamento de cozinha simples, etc. Algumas agências estão preparadas para fazer pagamentos adiantados (Vorschuß), mas isso irá acontecer apenas depois de 1-2 semanas, portanto não conte com isso. Além disso, se escolher viver sozinho, esteja preparado para pagar a renda em adiantado.

Perguntas Frequentes

Quão alto será o meu salário trabalhando em produção/logística na Alemanha?
A quantia líquida do seu salário por mês na Alemanha depende de muitos factores. Pela nossa experiência, a maioria das pessoas ganha pelo menos 1.000 Euros líquidos por mês depois de o seu seguro e alojamento estarem pagos. Se este número não o atrai você pode também considerar arranjar trabalho na Holanda, onde os salários para empregos semelhantes são geralmente 20% mais altos.

14.12.2019

Poderia ser considerado para trabalhar no estrangeiro?

  • és fisicamente saudável
  • motivado
  • motivado para trabalhar e viver com pessoas de países diferentes
  • motivado em ganhar pelo menos 1750 euros por mês

Ótimo, a Qbis pode ajudá-lo a encontrar um trabalho no estrangeiro

Consiga uma oferta de trabalho

Requerer mais informação sobre trabalhar no estrangeiro

Consiga informação personalizada da Qbis