fbpx
273 visualizações

Viver na Alemanha

273 visualizações
Viver na Alemanha

Conseguir um emprego no estrangeiro e mudar-se para um novo país pode parecer assustador, mas todos os novos começos podem ser agradáveis quando se está bem preparado.

Nos nossos 10 anos de experiência a trabalhar com os mercados das forças de trabalho temporário da Alemanha e Holanda, reparámos em algumas diferenças consideráveis entre os mercados destes países. Isso pode estar relacionado com o facto que na Holanda tudo começou já nos anos 60, então todos os cantos já foram polidos. No entanto, a Alemanha está a lidar com uma enorme falta de trabalhadores, o que parece promissor, não é?

Para decidir mais facilmente se você deve ou não ir viver para a Alemanha, nós colocámos a nossa experiência e todo o nosso conhecimento nas coisas mais importantes que precisa saber antes de ir trabalhar para a Alemanha, relativamente a alojamento, transportes, e seguro de saúde.

Alojamento na Alemanha

Agências de emprego Alemãs fornecem alojamento para trabalhadores estrangeiros
Para um estrangeiro, que é novo no país e tem tempo ou recursos financeiros limitados, pode ser complicado encontrar um local ideal. Por isso, as agências fornecem alojamento a trabalhadores estrangeiros. Geralmente, você ficaria com uma ou duas outras pessoas no dormitório, e casa de banho, cozinha e sala de estar partilhados com alguns outros. Hoje em dia o mercado de trabalho na Alemanha tornou-se multinacional, então você consegue conhecer pessoas dos países Bálticos, Roménia, Polónia, Eslováquia ou até Portugal. Não se preocupe com isso, você terá oportunidade de aprender mais sobre outras culturas e melhorar as suas habilidades linguísticas. Custa cerca de 90 euros por mês incluindo impostos. Normalmente, homens partilham a sua casa com homens e mulheres partilham a sua casa com mulheres. A não ser que seja um casal e queiram partilhar o quarto. Se concordar com a política de alojamento fornecida, a quantia exacta de dinheiro será cobrada do seu salário líquido.

Alojamento na Alemanha

Quão bem equipadas são as casas

É prática comum na Alemanha arrendar apartamentos ou casas sem qualquer mobília. Nesse caso, a agência irá fornecer um conjunto mínimo de mobília e equipamento. No dormitório, haverá sempre uma cama com um colchão e alguma mobília simples. Na sala de estar, deve haver um sofá e poltrona. Alguns trabalhadores disseram-nos que não havia televisão, no entanto, a cozinha é geralmente totalmente equipada (forno, máquina de lavar). Nós recomendamos sempre trazer algumas coisas do país de origem: almofada, cobertor, roupa de capa, caneca favorita, e prato. Se vier de carro, então pode encher o carro tanto quanto quiser, mas se viajar de avião, é mais barato e mais fácil comprar os itens em falta na Alemanha.

Convidar um(a) companheiro(a) para a sua casa

Se você estiver a viver sozinho no quarto, não será problema ter um(a) companheio(a) a visitá-lo. Nós recomendamos que informe na mesma a sua pessoa de contacto ou gerente na agência, apenas para garantir que está tudo bem. Se o(a) companheiro(a) quiser viver consigo permanentemente, você deve discutir isso com a agência. Se o(a) companheiro(a) quiser juntar-se a si na Alemanha, fale com a agência sobre possibilidades de trabalho para ela ou ele. Nós reparámos que, se a empresa estiver satisfeita com o desempenho do funcionário e quiser usar os seus serviços por mais tempo, eles irão ajudá-lo a encontrar a melhor solução.

Obter alojamento privado

Se você decidir arrendar um apartamento por conta própria, não se esqueça que terá de pagar em adiantado. Geralmente, é necessário pagar também 3 a 6 meses de depósito.
Se você já tiver o seu lugar perfeito! Parceiros Alemães mencionaram que pessoas que arrendam alojamento por conta própria parecem motivadas e leais porque já decidiram ficar mais tempo na Alemanha, precisam pagar e simplesmente não se podem dar ao luxo de serem irresponsáveis.

Compensação governamental por arrendar uma casa na Alemanha (Wohngeld)

Na Alemanha, cada pessoa com seguro de trabalho ou social tem direito a ter casa própria. Isso significa que se o seu salário não for alto o suficiente para pagar a renda e ter uma certa quantidade de metros quadrados por pessoa na sua casa, então você pode concorrer para certas compensações para pagar a renda do apartmento. Normalmente, se trabalhar e viver na Alemanha por conta própria, o rendimento por pessoa na sua casa será demasiado alto para se candidatar para certa compensação. Mas se você se mudar para a Alemanha com a sua mulher e filhos e for o único a trabalhar, então a probabilidade de obter esta compensação é muito alta.

Viajar para a Alemanha e o seu local de trabalho

Como chegar à Alemanha depende da sua agência, localização e especificações do trabalho. Normalmente, você como alguém que procura emprego paga pelos seus bilhetes de avião/comboio/autocarro para chegar sozinho à Alemanha. Por vezes as agências fazem isenções e cobrem custos de transporte. Depois de chegar à Alemanha, será solicitado que vá independentemente até ao escritório durante o horário de trabalho. Se isto lhe causar algum problema, a agência poderá ir buscá-lo à estação de autocarros mais próxima.

Viajar para a Alemanha e o seu local de trabalho

Levar o seu carro para a Alemanha tornaria a sua vida mais fácil. O alojamento ou local de trabalho fornecidos podem estar longe, e você não precisaria preocupar-se em como lá chegar se tivesse o seu carro disponível. Além disso, pode ser-lhe solicitado que use o seu carro para necessidades da empresa. Nesse caso, os gastos serão cobertos pelo seu empregador.

Algumas agências fornecem um serviço de shuttle a trabalhadores estrangeiros para irem para o seu local de trabalho. Nesse caso, irão buscá-lo ao seu alojamento e levá-lo ao local de trabalho, e depois de volta para casa. Em outros casos, a empresa pode perguntar-lhe a si ou a um dos seus colegas para levar outras pessoas para o trabalho usando o seu carro ou um carro da agência.

É bom saber que algumas agências compensam pelos gastos de uma viagem por ano para o seu país de origem. Uma pessoa trabalhadora deve fornecer os bilhetes à agência o que lhes permite reembolsar os custos. Pela nossa experiência, esta regra aplica-se apenas a trabalhadores que se tenham provado e possuam uma relação de longo prazo com a agência.

Obter um telefone Alemão- ou cartão SIM

Desde 2018, os custos de roaming dentro da UE caíram significativamente. Isso significa que você pode ligar para o seu país de origem basicamente pela mesma quantia de dinheiro do que se estivesse em casa. O mesmo para o uso de Internet móvel. Se estiver a planear ficar na Alemanha por pouco tempo, então nem sempre faz sentido comprar um cartão SIM local. No entanto, se quiser ficar por mais tempo e precisar comunicar com outros, é prático comprar um cartão SIM Alemão. Existem várias opções diferentes, basta simplesmente perguntar aos seus colegas ou ao assistente de loja. Tenha em atenção que terá de apresentar o seu cartão de identificação ao obter um cartão SIM Alemão. Muitos dos nossos candidatos eventualmente adquiriram um telefone dual SIM, que lhes permite usarem as vantagens de ambos os cartões telefónicos.

Obter um telefone Alemão- ou cartão SIM

Que passos legais devem ser tomados quando se chega à Alemanha

Se você estiver a ler este artigo, então muito provavelmente irá trabalhar na Alemanha como cliente da Qbis Recruitment. Os passos mais comuns são os seguintes:

  1. Vá ao escritório do empregador e assine um contrato de trabalho.
  2. Assine o contrato de arrendamento. Na maioria dos casos, os nossos empregadores fornecem alojamento para as nossas pessoas, então você irá assinar um contrato de arrendamento com a agência de empregos. A sua renda será deduzida do salário.
  3. Registe-se no município. Para fazer isso, você precisa apresentar um contrato de arrendamento ou alguma outra confirmação de que a partir de agora está a viver na Alemanha. Dependendo da província e/ou município federal isso pode ser feito online ou visitando a câmara municipal (Bürgeramt ou Gemeinde). Não é obrigatório fazê-lo de imediato mas é esperado que faça este passo nos primeiros 3 meses após a sua chegada à Alemanha.
  4. Registe-se nas finanças (Finanzamt) e obtenha lá um número de contribuinte (SteuerID). Em alguns casos os empregadores podem fazê-lo por si, outras vezes terá de visitar as finanças você mesmo ou acompanhado por alguém do escritório do empregador. Se já tiver trabalhado antes na Alemanha e já tiver número de contribuinte, então deve usar o seu número antigo (está indicado nos seus comprovativos de pagamento como SteuerID ou StID).
  5. Outro número importante é o seu número de segurança social (Sozialversicherungsnummer). Se não tiver trabalhado na Alemanha antes, então ele lhe será fornecido automaticamente no momento em que o seu empregador registar o seu contrato de trabalho. Você também poderá ver este número no comprovativo de pagamento.

Agora pode sentar e relaxar. Todos os procedimentos legais estão feitos. Talvez ainda vá confirmar se existe uma caixa de correio adequada à porta de sua casa. É lá que vai receber o seu cartão da segurança social. Não significa que não terá seguro até o receber, mas tornará a sua conversa com o médico ou ambulância mais simples quando o mostrar.

Seguro de saúde Alemão

Se você eventualmente escolheu assinar um contrato com a agência temporária Alemã (chamada Leihfirma ou Zeitarbeitsagentur) então tem seguro desde o primeiro dia. É uma obrigação para os empregadores na Alemanha, e eles não podem fazer de outra maneira. Pode levar algum tempo até ter um cartão de seguro físico que pode levar consigo na carteira. Algumas agências conseguem acordar com as companhias de seguros que o cartão seja enviado directamente para o escritório, onde existe uma caixa de correio ou recepcionista apropriados. Assim é muito fácil e você não precisa ficar preocupado. Se a companhia de seguros o enviar para a sua morada Alemã, então você terá de ser paciente e garantir que existem caixas de correio e que o seu nome está lá escrito.

Também existe uma dedução da segurança social, que consiste em cerca de 19% do seu rendimento. A quantidade de crianças que você ou o seu cônjuge têm não influencia isso. Parte desse dinheiro é para compensar pela sua futura pensão, parte do dinheiro é para seguro de saúde e cuidados futuros se necessário.

Companhias de seguros privadas recolhem mais dinheiro e pagam pelas suas necessidades de saúde primérias, como médicos de família. Se alguma coisa séria lhe acontecer, então o dinheiro é pago do fundo da segurança social. Como no seu país de origem, os cuidados dentários não estão incluídos e você precisa pagar por eles do seu bolso ou ter um seguro adicional, que lhe iria custar pelo menos 30 euros/mês.

Questões relacionadas com seguro de saúde:

O que está coberto sem seguro adicional?
Qualquer visita ao médico é gratuita. Isso é bom. Dependendo da doença você terá os seus medicamentos compensados ou então terá você mesmo que pagar o preço por inteiro ou em parte.

Se precisar de uma cirurgia ou de permanecer no hospital, isso está coberto.

O que acontece se eu ficar gravemente doente?
De forma semelhante ao seu país de origem durante as primeiras 72 semanas a pessoa está assegurada pelo empregador. Se a pessoa estiver inválida e não puder continuar a trabalhar, deve registar-se no escritório de trabalho (Arbeitsamt) e candidatar-se a pagamentos Harz IV.

O que devo fazer quando ficar doente?
O seu médico de família deve emitir um atestado médico de que está doente (Gelbe Schein). Durante o tempo que estiver doente, você receberá compensação do seu empregador ou da segurança social. Isso depende da duração do seu emprego e outros factores.

Que passos devo tomar quando ficar grávida?
O seu empregador normalmente não pergunta se uma mulher está grávida. Então você pode estar a trabalhar na Alemanha e descobrir. E depois? Não é preciso entrar em pânico. Normalmente uma mulher grávida não pode ser despedida (a não ser que haja alguma actividade criminal e comportamento inadequado) e o seu lugar de trabalho deve ser reservado por 3 anos após o parto. Se o seu contrato terminar, então a sua gravidez não significa automaticamente que o contrato será prolongado.

Você será paga pelo empregador 6 semanas antes do parto e 6 semanas depois, O período depois disso é chamado de tempo parental (Elternzeit) e dura 12 meses. O dinheiro é pago pelo estado e é baseado na média do seu salário líquido dos últimos 12 meses. Não pode ser menor que 300 euros e o limite máximo é 1800 euros. Para mães solteiras o tempo parental sob condições semelhantes pode ser prolongado para 14 meses. Pode também ser de 24 meses, mas nesse caso o pagamento é dividido por dois. Não se esqueça de se candidatar para o dinheiro para a criança (Kindergeld).

Resumo

Antes de ir trabalhar para a Alemanha, é bom obter um pouco mais de informações sobre o que pode esperar neste país enquanto trabalhador estrangeiro.

As agências de emprego Alemãs fornecem alojamento para os funcionários estrangeiros, geralmente onde você terá de partilhar um quarto com mais alguém. Nessas casas, você encontrará mobília básica mas não deverá esperar muito luxo. Terá de criar conforto você mesmo no lugar onde vai viver. No caso de o alojamento fornecido não satisfazer as suas necessidades, por exemplo, quando quiser trazer a sua família para a Alemanha, pode arrendar uma casa por conta própria. Nesses casos, há grande probabilidade de conseguir compensação governamental do governo Alemão.

Os gastos da mudança para a Alemanha são por sua conta. Ir com carro próprio para a Alemanha tornaria a sua vida mais fácil para tirar o maior proveito da experiência. Se viajar com transporte próprio do seu alojamento até ao local de trabalho a agência irá na maioria dos casos pagar pelos custos de viagem. Quando não tem transporte próprio a maioria das agências irá fornecer-lhe transporte para o trabalho. No momento em que chegar à Alemanha irá assinar contratos de arrendamento e trabalho com a agência de emprego Alemã. Com o contrato, poderá registar-se no município e finanças. O seguro de saúde será fornecido pela agência de emprego Alemã no seu primeiro dia. O seguro de saúde irá incluir a maioria dos problemas relacionados com a saúde (tais como visitas a um médico, permanência no hospital, cirurgias, etc.).

Trabalho na Alemanha com alojamento

Perguntas Frequentes

Que tipo de alojamento devo esperar quando for trabalhar na Alemanha através de uma agência de emprego temporário?
Você deve esperar viver em um apartamento ou casa onde partilha um quarto com mais alguém, possivelmente de outro país. O alojamento está esquipado com mobília básica como um sofá, mesa, cadeiras, cama.

15.12.2019

Poderia ser considerado para trabalhar no estrangeiro?

  • és fisicamente saudável
  • motivado
  • motivado para trabalhar e viver com pessoas de países diferentes
  • motivado em ganhar pelo menos 1750 euros por mês

Ótimo, a Qbis pode ajudá-lo a encontrar um trabalho no estrangeiro

Consiga uma oferta de trabalho

Requerer mais informação sobre trabalhar no estrangeiro

Consiga informação personalizada da Qbis