fbpx
518 visualiza√ß√Ķes

Como falar línguas (ou não) diferentes, pode afectar a sua empregabilidade no estrangeiro Рem 5 casos

518 visualiza√ß√Ķes
Como falar línguas (ou não) diferentes, pode afectar a sua empregabilidade no estrangeiro Рem 5 casos

Est√° √† procura de trabalho no estrangeiro mas n√£o fala ingl√™s? Verifique as diferentes op√ß√Ķes que existem e como o dom√≠nio de idiomas pode ajudar a encontrar um trabalho no estrangeiro

As hipóteses de encontrar um trabalho no estrangeiro dependem principalmente de quais os idiomas que domina. A maior parte das entidades empregadoras requer pessoas que falam inglês mas as comunidades internacionais em países como a Alemanha e a Holanda estão a mudar e os requisitos para falar idiomas também. Estes são 5 casos diferentes onde falar ou não idiomas pode afectar a sua empregabilidade no estrangeiro.

1. Trabalhar no estrangeiro utilizando o inglês.

Se fala ingl√™s como uma segunda l√≠ngua, existem v√°rias op√ß√Ķes para quem procura trabalho no estrangeiro. N√£o precisa necessariamente de falar ingl√™s fluentemente, apenas o b√°sico do idioma vai ajudar na procura de um trabalho no estrangeiro. Saber falar ingl√™s pode ajud√°-lo a conseguir um trabalho dependendo do pa√≠s onde quer trabalhar.

Países que falam inglês:

Os pa√≠ses onde se fala ingl√™s, incluindo a Inglaterra e Irlanda s√£o atrativos para aqueles que falam ingl√™s como 2¬ļ idioma. Especialmente se tem certas qualifica√ß√Ķes e gostaria de fazer uma carreira sem aprender outro idioma.

Holanda; Bélgica e Países Escandinavos:

Se considera trabalhar no estrangeiros em pa√≠ses como; Holanda, B√©lgica ou nos Pa√≠ses Escandinavos, existe maior probabilidade de conseguir um trabalho quando consegue falar l√≠nguas e tem o ingl√™s como 2¬ļ idioma. Na Holanda, 90% dos locais falam ingl√™s. 86% dos Suecos falam ingl√™s. Na B√©lgica, a percentagem de pessoas que falam ingl√™s √© s√≥ de 60% mas existem muitos emigrantes a trabalhar em f√°bricas e em armaz√©ns e por isso o ingl√™s pode ser suficiente na B√©lgica.

1. Trabalhar no estrangeiro utilizando o inglês.

As oportunidades de conseguir trabalho na Holanda são maiores para aqueles falam inglês e procuram um trabalho temporário no estrangeiro sem ter objetivos específicos de carreira no momento. Se gostaria de construir uma carreira na Holanda ou num dos Países Escandinavos é aconselhável aprender o idioma local.

Países que falam alemão:

Se procura trabalho na Alemanha, √Āustria ou Su√≠√ßa encontrar um trabalho apenas com a l√≠ngua inglesa torna-se dif√≠cil. Na Alemanha, apenas 56% dos locais falam ingl√™s. Falar alem√£o nestes pa√≠ses vai ajudar a encontrar um trabalho.

Países que falam alemão:

2. Op√ß√Ķes de trabalho sem falar ingl√™s

Muitas pessoas que estão à procura de trabalho no estrangeiro não falam inglês ou não conseguem falar outras línguas.

As suas oportunidades no estrangeiro dependem de quantas pessoas da mesma nacionalidade estão a trabalhar na empresa estrangeira. Na Inglaterra, Irlanda e Holanda existem grandes empresas de produção com várias pessoas portuguesas a trabalhar. Esta situação permite à empresa que as pessoas falem no mesmo idioma e o inglês torna-se secundário.

Outra situa√ß√£o onde falar l√≠nguas n√£o √© requerido √© quando vai viajar enquanto casal, por exemplo, quando um companheiro/amigo ou um membro da fam√≠lia fala um idioma. Quando um dos dois fala o idioma, o outro pode ser int√©rprete no que trata a instru√ß√Ķes de trabalho. No caso em que esteja a planear ir como casal, onde um fala o idioma e o outro n√£o, pode esperar trabalhar na √°rea da produ√ß√£o ou em constru√ß√£o.

As op√ß√Ķes de trabalho aumentam se fala pelo menos o ingl√™s b√°sico. N√£o apenas no trabalho mas tamb√©m no seu tempo livre, √© uma grande vantagem falar um pouco de ingl√™s.

Como o inglês começou a fazer parte do nosso dia-a-dias através dos filmes, televisão programas e na internet, não deve ser difícil aprender o básico da língua inglesa. Existe várias escolas onde podes aprender inglês em Portugal. Outra forma de aprender inglês, livre de custos é a utilização do idioma nos canais do Youtube.

3. Conseguir um trabalho através do domínio do idioma local

Falar o idioma local permite encontrar várias oportunidades quando está à procura de trabalho no estrangeiro.Especialmente para aqueles que procuram construir uma carreira no estrangeiro. As oportunidades dependem do domínio do idioma do país e do sector para o qual vai trabalhar.

País e sector:

Quando procura trabalho na Alemanha, √Āustria ou Su√≠√ßa, falar alem√£o b√°sico ser√° o suficiente para conseguir um trabalho em armaz√©ns, f√°bricas, servi√ßos ou na constru√ß√£o. No caso de estar √† procura de trabalhos mais qualificados, √© recomendado que melhore do dom√≠nio da l√≠ngua alem√£. O mesmo se aplica com o ingl√™s em Inglaterra e Irlanda.

Na Holanda, Bélgica e Países Escandinavos não é necessário aprender o idioma local quando vai trabalhar temporariamente no estrangeiro. O inglês será o suficiente nestes países.

Construir uma vida e uma carreira no estrangeiro:

No caso do domínio do idioma local, na maioria dos locais estará a competir com as pessoas locais e serão as suas competências e experiência que importam, mais do que o idioma que fala. Desta forma, se planeia construir uma carreira no estrangeiro recomendamos que aprenda o idioma local.

Como aprender o idioma local?

Requer bastante dedica√ß√£o aprender o idioma local em detrimento do ingl√™s. Questione a sua empresa no estrangeiro se podem oferecer um curso do idioma. Uma outra boa forma de aprender o idioma √© utilizar as li√ß√Ķes/aulas que existem no Youtube. √Č livre de custos e permite planear as li√ß√Ķes e aulas a qualquer altura.

3. Conseguir um trabalho através do domínio do idioma local

4. Trabalhar em diferentes países utilizando a língua russa

Na Alemanha, existe uma grande comunidade russa. Devido a isso, algumas empresas de produ√ß√£o alem√£s permitem que pessoas que falam apenas russo como l√≠ngua estrangeira trabalhem nestas empresas . Estes s√£o apenas casos excepcionais e, portanto, n√£o espere encontrar trabalho na Alemanha com facilidade, falando apenas russo. Noutros pa√≠ses europeus, as compet√™ncias lingu√≠sticas russas podem ser suficientes se houver um grande grupo de trabalhadores migrantes, por exemplo da Let√≥nia ou da Litu√Ęnia, a trabalhar l√°. Principalmente a gera√ß√£o mais antiga de let√Ķes e lituanos pode comunicar entre s√≠ em russo e, portanto, h√° uma oportunidade para conseguir trabalho falando apenas russo.

5. Trabalhar no estrangeiro utilizando a língua polaca

Como h√° mais de 2,3 milh√Ķes de polacos a trabalhar em diferentes pa√≠ses, h√° grandes hip√≥teses de trabalhar com polacos. N√£o h√° muitas pessoas al√©m dos polacos que falam polaco, mas algumas pessoas com bastante experi√™ncia a trabalhar com colegas polacos conseguem aprender a l√≠ngua. Se voc√™ falar polaco b√°sico, informe o seu recrutador, isso vai ajud√°-lo a conseguir um trabalho, por exemplo, na Holanda, no Reino Unido e na Irlanda.

Resumo

Falar diferentes línguas estrangeiras vai aumentar as suas hipóteses de encontrar um trabalho. Na maioria dos países falar inglês é o suficiente para conseguir um trabalho.

Na Alemanha, no entanto, é mais difícil encontrar um trabalho onde seja pedido o inglês porque, comparando com as pessoas na Holandas e nos Países Escandinavos, são poucas as pessoas que falam inglês na Alemanha. Falar alemão vai ajudar a encontrar trabalho com facilidade pois as taxas de desemprego na Alemanha são baixas.

Caso voc√™ n√£o fale ingl√™s, procure empregadores com experi√™ncia a trabalhar com portugueses e onde mais portugueses estejam a trabalhar. Isto permite que voc√™ obtenha instru√ß√Ķes de trabalho no seu pr√≥prio idioma. Outra forma de encontrar um trabalho quando voc√™ n√£o fala ingl√™s √© ir juntamente com algu√©m que fale ingl√™s.

No caso de estar à procura de um trabalho a longo-prazo no estrangeiro e se gostaria de construir uma vida e carreira, experimente falar com as pessoas locais e aprenda o idioma. Desta forma conseguirá competir igualmente com os locais no mercado de trabalho.

Falar russo ou polaco pode ajudá-lo a conseguir trabalho no estrangeiro, pois estas línguas estão bem representadas em vários países na UE.

Perguntas frequentes em falar idiomas estrangeiros

Eu não falo línguas estrangeiras. Existem trabalhos onde o inglês não seja necessário?

Sim, embora as hip√≥teses de conseguir um trabalho sejam maiores quando fala ingl√™s. No entanto existem situa√ß√Ķes e trabalhos onde o dom√≠nio do ingl√™s n√£o √© exigido. trabalhos em f√°bricas nem sempre requerem o ingl√™s. Ir com algu√©m que fale ingl√™s vai aumentar as hip√≥teses de conseguir um trabalho quando n√£o fala ingl√™s.

28.06.2019

Poderia ser considerado para trabalhar no estrangeiro?

  • √©s fisicamente saud√°vel
  • motivado
  • motivado para trabalhar e viver com pessoas de pa√≠ses diferentes
  • motivado em ganhar pelo menos 1750 euros por m√™s

√ďtimo, a Qbis pode ajud√°-lo a encontrar um trabalho no estrangeiro

Consiga uma oferta de trabalho

Requerer mais informação sobre trabalhar no estrangeiro

Consiga informação personalizada da Qbis